Recontro de Valdevez 2019


2019-07-06 a 2019-07-07

Recontro de Valdevez 2019 - EscapeAway - Turismo Rural

Arcos de Valdevez

O Recontro de Valdevez é um momento referencial da história de Portugal que teve lugar em 1141 e colocou frente-a-frente os exércitos de Afonso Henriques, futuro primeiro rei de Portugal, e os do seu primo Afonso VII de Leão e Castela.

Este fantástico momento do nosso Passado coletivo, conhece pelo quarto ano consecutivo uma A Recriação Histórica nos dias 6 e 7 de julho em Arcos de Valdevez, no Paço de Giela, Monumento Nacional recentemente valorizado.

É uma verdadeira viagem à Idade Média e ao século XII, com dois dias cheios de dança, música, gastronomia e muita História ao Vivo, a partir das 17h00, com ponto alto em ambos os dias, pelas 22h00, na produção de grande escala que envolve quase duas centenas de figurantes e duas dezenas de cavalos, e que durante 50 minutos recria este importante momento histórico e de formação de Portugal, naquele que é o único torneio/justa documentado na História medieval portuguesa.


Teaser da Recriação História de 2018: https://www.youtube.com/watch?v=egmdHOBnxBc



PROGRAMA

DIA 6 DE JULHO (sábado)

17h00 / Paço de Giela:

Abertura de Portas, da Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento e do Castelo dos Infantes e Petizes
Espetáculos diversos e atividades no acampamento militar


18h30
Investidura dos Cavaleiros Petizes
Animação diversa


19h30
Animação e comedorias nas Tabernas do Largo do Sustento


22h00
recriação histórica: “O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo)


23h00
Bailias animadas ao Som dos Trovadores


03h00
Fecho de Portas


DIA 7 DE JULHO (domingo)

17h00 / Paço de Giela:
Abertura de portas, da Praça dos Mercadores e dos Ofícios, do Largo do Sustento e do Castelo dos Infantes e Petizes
Atividades medievais diversas


19h30
Animação e comedorias nas Tabernas do Largo do Sustento


22h00
recriação histórica: “O RECONTRO DE VALDEVEZ DE 1141” (Torneio d’Armas a Cavalo)


23h00
Concerto Musical e Espetáculo de Encerramento


24h00
Fecho de Portas
Paço de Giela
Contexto histórico do Recontro de Valdevez: A história do Torneio que evitou uma Batalha

O Recontro de Valdevez, ou Torneio de Arcos de Valdevez, aconteceu no Vale do Rio Vez, em Arcos de Valdevez, quando D. Afonso Henriques rompeu a paz de Tui (1137) e invadiu território galego.

Em resposta, as forças de Afonso VII de Leão e Castela entraram em terras portuguesas, arrasando os castelos à sua passagem. Era sinal de uma batalha quase certa, mas o momento acabou por culminar num “bafordo”, um tipo de torneio medieval representativo da destreza dos cavaleiros envolvidos, cujo resultado da contenda era normalmente aceite por ambas as partes, evitando um desnecessário derramamento de sangue.

Assim aconteceu em Valdevez: os dois primos acordam uma convivência pacífica, numa lição inteligente de diplomacia e bom senso, bases fundamentais para o início da consolidação do futuro reino de Portugal e, sobretudo, de união face ao rápido avanço árabe no Sul.

De qualquer forma, a sorte das armas pendeu para o lado português e muitos historiadores consideram que o episódio foi o passo decisivo e a última etapa para o nascimento de Portugal, já que valeu a D. Afonso Henriques as boas graças da Igreja e antecedeu a celebração do Tratado de Zamora em 1143.

Fonte:CMAV








| www.escapeaway.pt

CONTACTO

+351 966 569 105

+351 966 729 793

info@escapeaway.pt